"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 30 de maio de 2010

A EDUCAÇÃO É BELA ( "A beleza está nos olhos de quem a vê")














Crônica

A EDUCAÇÃO É BELA ( "A beleza está nos olhos de quem a vê")

domingo, 30 de maio de 2010
Por Claudeci Ferreira de Andrade
         Vários olhares opacos da vida têm destruído, de muito, completamente o entusiasmo frente à beleza. Agora, depois de duas facectomias bem sucedidas, já posso ver amplamente a beleza do espaço onde range as pessoas educadas e onde a lânguidamente a vida flui, t(ão)ambém vejo as flores vestindo cores berrantes! Falo de meu olhar físico, quem me dera fosse um transplante de espírito, operado pela influência do meio, veria auréola brilhante nos pecadores. Como é lindo o meu olhar! Preciso constantemente de relações motivadoras e sensibilizadoras ao belo. É extremamente necessária a destruição da normativa catarata: a cegueira branca da rotina, mesmo que para isso tenhamos de ser submetido a um transplante de mente! Então, fazendo do espírito as lentes do olhar, em todas as direções, ver-se-ão, de dentro para fora, de coração a coração!
           José Saramago já falou em seu romance: "Ensaio sobre a Cegueira", sobre a deterioração profunda de um povo cego. Uma cegueira leva a outra até o fim de tudo. A verdade é que temos de aprender a ver a beleza. Eu deveria já ter desenvolvido profunda dignidade, graças à majestade e exuberância condizente com a beleza do lugar onde trabalho e sirvo! Porém, estava no ponto cego do meu espírito, via mal! Como Francis Bacon: "Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho nas suas proporções."
           Um professor com uma boa visão física vive a vida na companhia da beleza plástica de muita gente boa. O quê poderia ainda mais usufruir se usasse sua "tridimensionalidade" da visão?! Mesmo em meio a todas as pressões da vida, o equilíbrio deve ser o ideal para alguém de vistas claras, ele tem mais segurança. Nem todos os professores são eruditos, ou artistas, porque a beleza da vida nem sempre está ao alcance deles da mesma forma, às vezes, os olhos não lha permitem.
           Um professor enxergando bem pode ser estimado por sua visão física, mesmo sendo rude e desgracioso com sua visão mental e/ou espiritual. O título já lhe basta! Mas, é muito incerto haver alguém desejoso de seu ponto de vista. A pureza de mente e coerência nas maneiras é dos mais visíveis aspectos da beleza. Certamente a beleza interior é muito mais importante e sobre qualquer aspecto exterior de alguém, sem omitir esta, pois precisamos evitar a aparência do mal. Sim, o produto de tudo deve ser mais do que boas maneiras. Inclui o sensível gosto pela virtude e pela essência do belo. Envolve bondade, seriedade, altruísmo e sinceridade. Por isso, não se pode ver virtudes com apenas olhares físicos!
           Existe a beleza repelente, a falsa, aquela da qual fala Honoré de Balzac : "Quando todo o mundo é corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade". Olhares nos flecham repetidamente com um brilho resplandecente até, à vista disto, muitas das vezes, nos pintam erroneamente, criando um ponto-de-vista incoerente. É possível enganar alguém com o olhar atravessado das maiorias! No entanto, a beleza da realidade nua e crua transfere ao professor visionário certas qualidades pessoais. Porém, requer dele justiça, lealdade, gentileza, cortesia, altruísmo e amabilidade, e isso pesa e cansa, então a rejeita, preferindo a igualdade com o povo comum. E assim fica feio! A beleza da vida não é um som, todavia quebra cristais. A diferença está, não só na aparência, entretanto no modo de ser. É o motivo maior do comportamento responsável. Que meus olhos multifocais e límpidos, agora, ajudem-me nisto, para eu não ficar tão deslumbrado com o exterior a ponto de não ver o interior. Isso só será possível através da educação!
           Eu já tinha lhe dito que gosto de mulher feia? Agora confirmo que gosto de gente educada porque é bonito. 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 30/05/2010
Código do texto: T2288967

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



2 comentários:

JULIANA disse...

VOU PENSAR NISSO!!!

maybe disse...

like your writing style..Please keep on working hard.^^