"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 30 de junho de 2012

ABORDAGEM (— "Você já foi preso"?)



Crônica

ABORDAGEM (— "Você já foi preso"?)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Sempre me disseram que os atalhos são perigosos, mas fiz pouco caso do precioso conselho, até que fui achado na economia do caminho e envergonhado. Saindo da escola, lá no Conjunto Valéria Perillo, Senador Canedo, depois do trabalho, no final do dia, porém ainda, não tinham acabado as minhas desgraças daquela quinta-feira. Desci a rampa de saída do postinho de saúde (PSF), com a moto, dali do pé da cerca ensombreada de hibisco, onde estacionava sempre, e cruzei a pracinha em frente pela calçada, já demonstrando meu cansaço de sala de aula, encurtando o trajeto para pegar a pista de volta a meu doce lar. Precavi-me, olhei para todos os lados, não tinha ninguém em perigo, então me atrevi, até porque não tinha visto a viatura da polícia militar vindo à minha direita. Que surpresa desagradável!!!  Abordaram-me aos gritos de comando e mão na arma, parei meio desatinado pela falta de experiência nessas situações; pediram-me meus documentos, estavam todos em ordem, como sempre os mantenho. Anotaram em um bloco oficial muitas coisas, inclusive meu endereço, a que menos me constrangeu, foi a pergunta: — "você já foi preso"? Porque, um fio de felicidade acendeu-se no meu coração, por poder contradizer-lhes respondendo destemidamente, com a força da verdade: — Ainda não, graças a Deus! 
           Bem, mas, depois de ter prometido piamente que aquilo não iria mais acontecer, eles, vendo minha intranquilidade ingênua, liberaram-me, dizendo para eu esquecer aquilo tudo.
          Os que aplicam as leis devem ser iluminados por Deus para terem polidez, destreza, talento e jeito para, no final, darem ao punido a mesma sensação de justiça que Lúcifer terá no final de seu julgamento Divino, motivando-lhe a expressão: — "Minha condenação é um ato de amor"! E aqui, foi mais ou menos o caso! Ou, pelo menos, tenhamos na consciência este pensamento de Friedrich Nietzsche: "O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica."
            Porém, como posso esquecer este terrível trauma moral? Embora merecido, diga-se de passagem! No outro dia, após o ocorrido, Sexta-feira de desforra, agora foi a vez dos alunos enquadrarem-me, quando pisei na entrada do portão, um, o Gabrielzinho, veio logo correndo em minha direção a peguntar, com aquele sorriso debochado: — "É bom ser pego pela polícia, fessor"?  Outros mais,  embora discretamente, abordaram-me com cuidado, contudo sem conseguir esconder a caçoada implícita: — "Os policiais queriam dinheiro, profe"? — "O senhor está importante, né prossô, dando autógrafo para a polícia"!
         Transgressões leves com penalidades máximas, isso fere mais do que cura. Aprendi essa lição, e meus alunos serão duplamente beneficiados...
Claudeko
Enviado por Claudeko em 04/03/2012
Reeditado em 26/06/2012
Código do texto: T3534178



Comentários



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: