"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 6 de setembro de 2014

AS RELAÇÕES EXTRACLASSES (A céu aberto, Deus era testemunha.)



Crônica

AS RELAÇÕES EXTRACLASSES (A céu aberto, Deus era testemunha.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Eu, lecionando à Sócrates, ainda que na "Praça Criativa", arrodeado de jovens num debate profícuo, girando em torno e permeando vários viés dentro dos temas filosóficos do cotidiano: tipo a existência de Deus etc. Assuntos sérios foram tratados, mesmo num momento descontraído, voltando de minha caminhada da tarde, ainda nos trajes esportivos, foi assim, pude contar com as observações pertinentes dos adolescentes: Rodrigo Carvalho, Nádila Aquino, Lucas Azevedo, karlos Henrique, Josué, Marcos Antonio e Eduardo Nunes; frutífero momento multissérie. Alunos de grande potencial, mas sempre sufocados e nivelados por baixo em respeito aos trinta e tantos outros de suas salas, pois muitos fraquentadores de escola não têm propósitos educacionais. Agora nas férias de julho/2014, nesse encontro informal e desprovido de qualquer autoritarismo, eles me tomaram para intermediar o diálogo de três horas consecutivas, isto é, quando me apercebi do tempo, já tinham passado três horas. O mais considerável neste fato é a certeza da voluntariedade, foram chegando e se entrosando, de forma a compor um círculo falando tão alto e empolgadamente, que nem se observavam os transeuntes diminuindo a passada e virando o pescoço, querendo entender o a reunião.
            Um dos conceitos discutidos, no qual estou pensando até hoje, foi quando Rodrigo se disse ateu, e alguém ali o refutou, dizendo sobre ele nem saber o que estava, na verdade, dizendo, pois é impossível não acreditar na existência de Deus. Então, através do raciocínio rápido,  ele concluiu: "Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente nunca o encontro." E finalizou sua justificativa democraticamente: "...eu busco o conhecimento para conseguir entender os dois lados". Outra posição ideológica forte, no assunto: "pecado", foi quando disseram de um homem que se relaciona ativamente com outro homem ser gay também, o contra-argumento do grupo foi formulado na pergunta: e quem faz sexo em uma cabra é bode também? Um conceito teve sentido ali sobre isso: o homossexualismo vai além do simples relacionamento sexual, físico, é mental. Nesse caso, todos somos gays por tabela quando fazemos sexo com a mulher do próximo; por extensão, estamos fazendo sexo com o seu marido, dando-lhe uma forte razão para justificar o seu ciúme. E terceiro ponto digno desta crônica foi a veracidade da  Bíblia e seus relatos contraditórios, no tema fé: A arca de Noé de forma alguma tem a benção da ciência por não ter lógica, considerando a diversidade dos animais existente hoje e as condições de preservação deles no dilúvio universal jamais se entende. Então me fez pensar apuradamente o fato do Noé, um senhor de idade, poder descer o monte Ararate, já que aos alpinistas profissionais e jovens é difícil escalá-lo. Sim, os adolescentes têm a mente muito fértil! Disseram-me que para descer todo santo ajuda.
           Com esta feita, provo que quem faz a escola é o aluno, tivemos uma boa aula de filosofia, diria ainda, interdisciplinar, sem nem um recurso didático, daqueles requeridos por professores tecnicamente profissionais, mas quase nunca convencem ninguém da importância de seu trabalho robotizado vencido pela indisciplina do público alvo. Então, queimem-se aqui todos os caderninhos de  plano, e abominem os olhares estranhos de coordenador pedagógico; nem precisei de técnica de domino de classe algum, ou melhor, bastou-me apenas o domínio de minha matéria de estudo, pois  não é complicado ser um bom professor, apenas fui um intermediador do conhecimento e o método era o de Sócrates: os questionamentos. E este é meu relatório de boa nota aos meus alunos referidos, maiores comprovações pergunte a eles! Por isso, fiz questão de citá-los aqui seu nomes verdadeiros, com autorização dos mesmos, diga-se de passagem.
           Se a escola pretende preparar os jovens para a vida tem que trabalhá-los no tempo da vida, no espaço da vida, com conteúdos da vida, e vida gera vida. Ninguém estava ali obrigado! E desta vez, lecionei a quem queria aprender. Então não houve nenhum desrespeito, imperavam-se ali as leis da vida. A céu aberto, Deus era testemunha.
Claudeko Ferreira

Comentários

Enviado por Claudeko Ferreira em 25/07/2014
Reeditado em 04/09/2014
Código do texto: T4895807
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: