"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 5 de março de 2016

OUTRO NEPOTISMO: O ESCOLAR! ("'Panela' só é ruim para quem está do lado de fora." — Deodato Júnior)



Crônica

OUTRO NEPOTISMO: O ESCOLAR! ("'Panela' só é ruim para quem está do lado de fora." — Deodato Júnior) 

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Eu não sabia o tamanho dos males recorrentes quando um filho de professor da rede pública estuda na escola e no turno de trabalho do pai, eu não entendia o porquê isso era tão prejudicial para ambos e terceiros. Pensei que tivesse a ver com a baixa qualidade do ensino, apesar do esforço do pai e/ou da mãe para serem bons professores, mas não tem! Tudo tem implicações de ordem ética e moral ou a falta destas.
            Aconteceu na unidade escolar na qual leciono que um menino pegara de mau jeito no braço da filha de um professor da mesma unidade de ensino, de forma desrespeitosa (ao olhos do pai), e ele não gostou, portanto quase virou caso de polícia, se o pai do aluno não fosse humilde... Os adolescentes filhos de qualquer pessoa tocam-se de qualquer jeito e não se agrava tanto. Mas, o professor, sendo uma autoridade na escola, recorreu a todas as instâncias, e tinha por que tinha de se respeitar a filha dele. Porém nem tinha acontecido nada grave!  Agora vi um dos males desse tipo de nepotismo: a proteção desleal.
           Em outra ocasião, fui vítima de uma das doenças desse nepotismo esculachado: autorrepressão! Pois, o filho de um colega maltratou-me na sala de aula, e eu temi encaminhar quaisquer medidas repressivas para evitar problema de ordem profissional e pessoal com o colega, já conhecido muito bem, através de suas opiniões sobre os filhos dos outros e bravatas preconizando violência quando se achava prejudicado. Meteu-me medo, pois andou me insultando! Essa não foi a primeira vez, já me calei até para o filho da professora substituta, quando disse que eu não sabia dar aula. Tudo nessa direção torna-se caso pessoal. E a maioria dos filhos de professor continua sendo os piores exemplos da unidade escolar apoiados pelos pais e colegas (outros intimidados) de profissão.
           Aconteceu-me também no ensino fundamental: a aluna indisciplinada e desobediente, eu a ameacei de tirar sua nota para mantê-la calma naquelas aulas de português, qual não foi no dia da entrega do boletim, ela com nota baixa, não que eu havia tirado, de fato sua nota, diga se de passagem, era fraca mesmo, mas a mãe se apresentou a mim, dizendo ser professora também, e professor não pode tirar a nota de aluno. Transtorno maior foi porque a filha fazia caras e bicos ao nosso lado, ouvindo e comemorando os males do tal nepotismo educacional. Assim não se educa... O professor é o marginal da história toda. 
          Todavia agora, a coerência me diz que deve ser proibido ao filho de professor estudar na mesma unidade e turno de trabalho de seus pais. Bem como é proibido todas as formas de nepotismo, para preservar as amizades e o "profissionalismo" funcional. "Apesar de o nepotismo ser expressamente proibido desde 1996, inclusive com o STF aprovando uma Súmula Vinculante que impede esta prática, porém, muito dos nossos gestores insistem em criar subterfúgios que possibilitem nomear para os cargos de confiança e ou assessorias, esposas, irmãos, filhos, sogras, tios, primos e outros parentes, sem que nada de punição lhes sejam impostas. http://palavradesa.blogspot.com.br/2012/03/nepotismo-um-exemplo-de-falta-de.html - (acessado em 10/06/2021).
           Já recebi ameaças circunstanciais de uma mãe trabalhadora na secretaria da escola, se eu não assinasse a ficha de aprovação do seu filho já reprovado comigo, ia se ver com ela! Eu assinei para não comprometer a nossa relação "amistosa", sobretudo estou disposto a dividir as consequências por essa omissão irresponsável. E agora, faço a pergunta que me fiz naquele dia: O nepotismo escolar é uma demonstração de amor a seu ente querido ou o academicismo desleal que não merece nosso respeito? Sem falar sobre o filho de professor vigiar os colegas de seus pais para controlarem o conteúdo ministrado em classe. Por isso aliviamos consideravelmente o lado dele para ele nos compensar com um bom relatório.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 27/02/2016
Reeditado em 05/03/2016
Código do texto: T5556762
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: