"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 2 de abril de 2016

O RESPEITO COM RESPEITO ("Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios." -Leon Trotsky)


O RESPEITO COM RESPEITO ("Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios." -Leon Trotsky)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Aqui estou eu, refletindo sobre a importância do respeito mútuo na educação. A sala de aula, um microcosmo da sociedade, deve ser um ambiente onde o respeito é uma via de mão dupla. Não é uma questão de tolerância, mas de aprendizado colaborativo e positivo.

Não quero impor o respeito, nem poderia, se nem mesmo os pais dos alunos conseguem. A educação escolar não substitui a familiar. O céu, afinal, não é composto de respeitados, mas de respeitadores. Respeito as pessoas não pelo que elas são, mas pelo que eu sou. Caso contrário, não respeitaria um mendigo, uma prostituta, um ladrão, um animal, ou mesmo um homossexual.

Lúcifer, mesmo consciente do tremendo poder de Deus, não pôde respeitá-lo, pois tem um caráter demoníaco. Respeitar alguém é um dom divino, pois o Criador de todas as coisas respeita suas criaturas. Por isso, posso contar com o respeito de Deus. Isso me interessa, pois essa relação conhecida e vivida faz de mim um respeitador também. Como disse Joseph Joubert: "Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito."

Já me disseram que quem respeita merece respeito! Mas, de que forma querem meu respeito? À moda Drummondiana? "O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, com medo de acordá-lo."

O respeito prejudicial é aquele que beneficia o outro pela negligência do demagogo. Como disse Raul Brandão: "O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos." Então a culpa é dos pais: "Como é que, sendo as crianças tão inteligentes, a maior parte dos homens é tão estúpida? Deve ser fruto da educação." (Alexandre Dumas).

No final das contas, o respeito é uma questão de caráter, não de merecimento. E é nesse espírito que encerro minha reflexão, na esperança de que possamos todos nos tornar respeitadores, independentemente de quem esteja do outro lado.


Nenhum comentário: