"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 26 de novembro de 2016

O PROFESSORADO BIPOLAR ("E aí, a bipolaridade chega, o sorriso que estava no rosto sai, a música que estava a tocar para, a alegria some. E isso já não é estranho para mim". — Maxsander Barros)


Crônica

 Os momentos festivos na escola são muitos, diga-se de passagem; dessa vez, foram antecipadas as celebrações do Dia dos Professores. São nesses momentos que percebemos a intensidade dos prazeres da vida presente; e, quando isso acontece, até mesmo, as responsabilidades são vistas como agentes de estabilidade e bem-estar. Não sei por que o professor ainda morre de estresse! Com tantos lanches gostosos e na companhia de tantas pessoas agradáveis; tudo isso, muito serviu para me estimular a criatividade; por isso, tenho muitos motivos para fazer esta crônica da vida escolar. Agora, depois da pandemia, creio que estou passando por uma revolução emocional. E estou certo que minha privacidade irá sofrer uma nova configuração. Mas, não tem problema, pode me incomodar com sua alegria... ela me serve mais que o tal "distanciamento social". 
            Os outros momentos na escola são tristes, assim: Alegria de pobre dura pouco. Então, estas situações desbotadas fazem-nos esquecer aquelas muito rapidamente. Já é o mês de outubro, estou me preparando para viver momentos de tristeza. POR ESTA época, a minha profissão não é apenas ensinar, é também "dar" uma nota para o aluno, eu preciso redobrar o meu cuidado com as tarefas do trabalho, para não ser erradamente acusado de injusto. Mesmo assim, a difamação profissional é frequente neste lugar. A única chance que tenho é abandonar a vaidade e deixar minha insignificante capacidade falar a meu favor. DESEJARIA, pelo menos, que o final da semana fosse só uma prisão para o coração; mas hoje, eu nem vou dormir lidando com esse TAL diário eletrônico! Tenho de confessar a vocês que estou passando por uma forte crise existencial: uma mistura de insatisfação e esperança, isso não é fácil de lidar, porém, há uma luz no final do túnel, dizendo que ainda posso acreditar na liberdade. A esperança das FÉRIAS é a distração do dia, fazendo-me sonhar e planejar uma bela viagem. Eu vou viajar, aprender coisas novas,  inspirar-me ... porque essa lamúria causa-me mais tristeza ainda.
            O professor bipolar é assim: SOU RUIDOSO. GOSTO DE FALAR; FALO muito; e FALO alto. ESTOU sempre pronto a dar a MINHA opinião, mesmo sendo geralmente ignorante a respeito do assunto em questão, tendo sido SOLICITADO ou não a dá-la. Se ME deparo com qualquer resistência, simplesmente aumento o tom. CORRIJO qualquer outra pessoa que esteja falando, buscando pequenos detalhes que são irrelevantes. Talvez, VOCÊ SE PAREÇA COMIGO ou não! Se não, não é professor público. "Os sentimentos do coração humano, tanto a tristeza quanto a alegria, só são conhecidos por quem sente; ninguém pode ver, conhecer ou sentir as emoções de outra pessoa" (Pv 14:10 BV).


Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 30/10/2016
Reeditado em 26/11/2016
Código do texto: T5807545
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: