"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

QUE POETA SOU EU? ("Nunca ninguém foi um grande poeta sem ter sido ao mesmo tempo um grande filósofo". — Samuel Coleridge)

           Hoje, um daqueles dias em que acordo triste sem saber o que aconteceu, eu sinto uma onda negativa de sensibilidade, fazendo-me mais introspectivo, então suspeito que sou eu com minhas necessidades da alma insatisfeita, o efeito desorientado, e a causa maldita. Vou tentar articular entre as áreas espiritual e emocional... Será se não mereço compreender mais claramente a complexidade de meus próprios sentimentos? Estaria esse mal-estar relacionado aos males da alma fragilizada ou com o psicológico endemoninhado. Ela está procurando uma saída, cura e subsídio. Esta é mais uma crise existencial do poeta que sou! Preciso de aconselhamento, um amigo, uma mão estendida, em suma, eu quero algo além de coisas materiais e palpáveis: uma alma gêmea: Um motivo para o sofrimento! 
"- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta."
(Mario Quintana)
            Um poeta evita o tumulto que conduz a não poesia. Ele prefere o ócio filosófico. Mas, pessoas comuns precipitam-se caindo no vazio que as pune. Um poeta tem consciência da vida dolorosa que é para sua alma fonte de inspiração.
            A Natureza não é criativa, ela apenas obedece leis, e ainda mata, como transgressor,  o artista  que faz suas próprias leis. O inventor, quando tenta inovar com sua arte de vanguarda, leva pedrada. Se a 'liberdade é fruto de uma eterna obediência' não sou poeta, sou natural. Nesse caso, temos de concordar com Alexandre Mohor: "O poeta (de letras, cores, dança...) realmente, às vezes, parece ter parte com o Diabo (aquele da religião...), pois quer reinventar até a criação, criando tudo de novo..., mas ele também é obra do criador..."

_____________________

*Por Claudeci Ferreira de Andrade, pós-graduado em Língua Portuguesa, Licenciado em Letras, Bacharel em Teologia, professor em Senador Canedo.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 17/10/2009

Reeditado em 15/12/2016

Código do texto: T1871537 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: