"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 14 de maio de 2017

DESCANSO SABÁTICO SEM RELIGIÃO ("É a verdade o que assombra, o descanso o que condena, a estupidez o que destrói..." Renato Russo).



Crônica

DESCANSO SABÁTICO SEM RELIGIÃO ("É a verdade o que assombra, o descanso o que condena, a estupidez o que destrói..." Renato Russo).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Entardeceu o sábado, dia do senhor, mas para o professor é "dia letivo", isto é, dia de trabalho. Não posso estragar a espiritualidade de ninguém com a minha espirituosidade, fui ser profissional, apesar de chegar atrasado. Embora seja um encontro com as mães da escola, tudo apontava para um período de complicada convivência com a forte personalidade das pessoas mundanas; e, portanto, gestão de conflitos é preciso. Logo na entrada, vi uma mãe brigando com a porteira servente, porque o portão estava fechado, ela chegou cedo demais. Porém, fiz a intercessão, em vez de bater de frente e me envolver em disputas, fui buscar a unidade em prol de interesses comuns. Geralmente, no sábado, aparece algum bêbado pedindo atenção e cuidado, que faz do mesmo um dia missionário, mas não foi o caso. E, da mesma forma, tomei cuidado para não exigir demais; nem de mim, nem dos outros. Não quis ser mais um de personalidade forte, intransigente... E não me venham, os mal intencionados, falar "fezes", pois estou com a paciência curta!
            Ainda, hoje, mesmo estando em companhia dos colegas de trabalho e distante do meu aconchego, minha casa se revelou mais atraente e prazerosa, um oásis de descanso e diversão solitária. Normalmente, gosto deste ambiente doméstico, mas, pensando bem, trabalhando secularmente no sábado, como na agitação dos outros dias da semana, não faz a diferença. Todavia, se um lar é pessoas se confraternizando, só posso usufruir dum lar desse jeito no trabalho. Sendo assim, o dia valeu a pena. Não por muito tempo, e viva este sábado no esquecimento!
          Lembrando do final do período matutino, recebemos a visita de um fiscal da Secretaria de Educação para verificar a realização dos trabalhos credenciadores do dia letivo. Por que os profissionais das unidades escolares precisam ser vigiados num dia como esse que tínhamos compromisso com as mães, pois era a comemoração de seu dia! Os funcionários de uma escola nunca serão profissionais de verdade, se precisam ser vigiados como se faz a "trambiqueiros". Bastam somente os beneficiados testemunharem a nosso favor. A avaliação ideal é feita por quem? Então, disse uma Mãe que esteve presente, não daquelas "barraqueiras", mas Dona Leila Maria: "Hoje de manhã estive na festinha das mães, na escola, confesso que fiquei apaixonada pela organização dos gestores e professores em pleno sábado de manhã, fazendo festa para nós mães! Fiquei super feliz em saber que meu filho está numa escola muito boa, organizada; tem ordem. Devemos dar valor nas pessoas que fazem as coisas para gente com tanto carinho e atenção. Quero agradecer aqui imensamente Siderlândia Lauro, Edileusa Soares de Souza, Ronne Santos, Claudeci Andrade, senhor Ramiro, Wagner, Alba, Regina Célia Ribeiro e demais pessoal da escola João Pereira dos Santos, obrigado pela competência de vocês, estava tudo muito lindo e perfeito, sinto-me feliz em fazer parte dessa família, quem não foi, perdeu, estava maravilhoso."
           É por essas e outras tantas razões que não precisamos ser vigiados, policiados, controlados e observados com desconfiança. Protejam-nos somente dos marginais.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 31/10/2016
Reeditado em 14/05/2017
Código do texto: T5808680 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: