"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 5 de maio de 2017

PROFESSORES A FACADAS ("O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." — Mahatma Gandhi).



Crônica

PROFESSORES À FACADA ("O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." — Mahatma Gandhi).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

             Hoje, já findando a quinta-feira, e eu postando essa revoltante notícia que li no DM, que uma professora é assassinada, dentro de sua própria casa, por um ex-aluno, em Inhumas: Cleide Aparecida dos Santos, 60 anos de idade. A golpes de faca. O sujeito de 24 anos disse que decidiu matar a professora porque, anos atrás, ela teria mandado ele várias vezes para a sala da direção. (http://impresso.dm.com.br/edicao/20220825/pagina/2) — acessado dia 25/08/2022. 
            Em quase toda reunião pedagógica na escola, levei facadas, porque as palavras ferem; escuto "piadinhas" do dirigente, dizendo: — Tem professor aqui que dá aulas para "grupinho". Tomo isso mais como acusação e menos como orientação! Sempre dei aulas sim, em salas superlotadas, para quem quer estudar. A diretora condena-me por isso, mas não me diz nada coerente e funcional sobre o que fazer para conter os que estão lá para me atrapalhar. Gastar o tempo da aula, chamando a atenção dos carentes de atenção, não é muito promissor. Se colocar o aluno conversador e irreverente para fora, corro sérios riscos! E não tendo onde vão ficar, a coordenadora o faz assinar uma folha, lá, e ele retornará para aquela aula, ainda mais gabola, "com mais sete demônios": revoltado e xingando as normas da escola, a coordenadora e o professor. Então, continuo falando a todos mesmo sem ser ouvido; porém, convido os poucos que ainda valorizam a minha aula para se sentarem à frente, escutando-me bem. Entretanto, a diretora insiste em me condenar, colocando os bem-comportados nas cadeiras de trás, cedendo os assentos da frente para os indisciplinados. Será se os pais daqueles alunos bons me condenariam? E os pais dos descompromissados, dali, diriam o quê? Estes, eu sei exatamente o que diriam, pois são os mal-educados de casa, como já falei, carentes de atenção, irresponsáveis, que eu os ignoro no fundo da sala de aula, que reclamam, culpam seu professor por suas notas baixas e seus fracassos. Todavia há quem os escute, cúmplices, "direitos humanos". Quem dá esmola ao bêbado para embriagar-se é tão culpado, pela destruição dos bons costumes sociais, como o dito cujo, destruidor de si mesmo. "Ganhar sem trabalhar pode ser bom para o bolso. Mas, é péssimo para o caráter". — Antônio Ermirio de Moraes — lido no DM de 27/08/2022. ...Eu estou profetizando o colapso da escola pública há décadas, mas o sistema educacional continua enganando os alunos e a si próprio que vive bem. O pior é que eles gostam.
           O método usado pela escola para não perder aluno, não é viável à estabilidade da Unidade Escolar, porque dói mais colocá-los para fora, me indispondo com eles, correndo riscos de morte, levar facada, porque a escola que usa iscas (lanche) atrai muitos marginais, desafiadores das normas sociais e da autoridade do professor. Digo marginais, baseando-me no fato de que roubam o tempo a oportunidade, violando o direito dos outros sem nenhum peso de consciência. A escola veste qualquer um com o seu uniforme, angariando volume em suas estatísticas ou pensando em lucro, mas enquanto delinquentes disfarçados de alunos agregam em número, destroem em qualidade. Aí, somos obrigados a ministrar aulas para quem não quer, comprometendo e invalidando qualquer didática do melhor professor que seja. Não há professor bom para aluno ruim.
                      Para sabermos o futuro do sistema educacional público é só acompanhar atentamente o que está acontecendo à igreja e à família: Escárnio e moldura para programas humorísticos de sucesso.
Kllawdessy Ferreira
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 31/10/2016

Reeditado em 05/05/2017

Código do texto: T5808677 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: