"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 10 de junho de 2017

ENFADADO, ABORRECIDO E ENFASTIADO DE TUDO ("Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada" — Clarice Lispector)



ENFADADO, ABORRECIDO E ENFASTIADO DE TUDO ("Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada" — Clarice Lispector)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Ainda é terça-feira, mas sinto que preciso compartilhar algo com você. Imagine insetos parasitas rastejando na minha pele, uma metáfora para os problemas que me cercam. Os adversários me deixaram desconfortável, como se o meu cheiro de enfermidade os atraísse. Fui espontâneo, me expus demais e acabei no campo de batalha dos "deuses da guerra". Agora, num dia de votação que parece errado, olho para cima e vejo um céu vermelho sem a estrela da bandeira.

Nesse momento, minha vida social se intensifica. Abro-me às ideologias do fim do mundo com um sorriso no rosto, protegido pela coragem. Mas quem se juntará a mim nessa luta?

Na verdade, tudo isso foi um sonho triste que tive naquela noite. Acordei amarrado por cordas, minha alma ainda procurando uma saída. Estou numa crise existencial descomunal, uma doença do espírito que precisa de medicamentos corretos. Esses medicamentos podem ser um conselho, um amigo, uma mão estendida, algo além do material e palpável.

Mario Quintana já disse: "Não tenho vergonha de dizer que estou triste, Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas: Estou triste por que vocês são burros e feios E não morrem nunca...". Não quero ofender ninguém, é só que meu senso de individualidade está elevado e vai continuar assim atá meu septuagésimo quarto aniversário! Mas, não vou descuidar dos interesses coletivos, quero ser colaborativo enquanto funcionário público. Quem vai me ajudar a desatar alguns nós?

Não sou geralmente amargo assim, é que hoje, já comecei o dia meio melancólico e acho que ele me atravessou assim, por isso estou muito sensível, posso perder o humor facilmente, sabe como é que é a andropausa. Preciso de atenção redobrada antes que Cristo retorne para qualquer julgamento. Mas, se não der certo, não vou ficar lamentando, aqui, as evidências de estranhamento com as maneiras que estou desempenhando as atividades profissionais. Os arroubos se somam ao prazer da conquista, criando um ambiente atribulado no trabalho. Como posso saber a hora certa de parar, descansar, respeitar meu corpo e minha vida?

A vida é uma jornada cheia de altos e baixos, e cada um de nós tem que encontrar o seu próprio caminho. Mas lembre-se, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca estamos sozinhos. Há sempre alguém disposto a estender a mão e ajudar. E no final, é a nossa capacidade de superar as adversidades que nos define como seres humanos. Então, não importa o quão difícil seja a batalha, nunca desista. A vitória pode estar logo ali, na próxima curva. (Este conselho é para mim também).

Nenhum comentário: