"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 16 de setembro de 2017

DOIDO OU BURRO, EIS A QUESTÃO! ("Ninguém fica doido de tanto estudar! É mais fácil ficar doido de tanto ser burro." — André Azevedo da Fonseca)


Crônica

DOIDO OU BURRO, EIS A QUESTÃO! ("Ninguém fica doido de tanto estudar! É mais fácil ficar doido de tanto ser burro." — André Azevedo da Fonseca)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Hoje, sinto a necessidade de ocupar minha mente com assuntos agradáveis e que elevem a minha autoestima, porque logo cedo, estou sentindo uma angústia e medos infundados; acordei assim. Estou ainda remoendo insucessos ou teorizando acerca de situações mal resolvidas do passado. Então, vou me recolher na minha insignificância ou, pelo menos, diminuir os encargos do dia, pois minhas fragilidades podem somatizar a decaída. Talvez esse esforço não resulte em grande coisa, mas, construirei momentos mais adequados à contemplação e análise da vida. De qualquer forma, hoje será um dia ruim para mim, diz meu horóscopo. O que eu devo fazer para me livrar de problemas recorrentes do meu trono de ensinar?
           Já me disseram que todo professor tem problemas mentais! De tanto ouvir essa sugestão, comecei a crer no fenômeno. "Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes." (Albert Einstein). Se não, como explicar os seguintes comportamentos: Eu estava conversando com uma pessoa num lugar tranquilo e isolado, quando ela me pede para falar mais baixo. Eu não estava percebendo que gritava invés de dialogar em um tom civilizado. Existem outros Professores que choram na sala em frente dos alunos! Já ouvi nos depoimentos de alguns, sobre não poder ver, na rua, um aluno uniformizado que têm crise de pânico e desviam seu caminho! Outros ainda, no grupo das lutas pelos professores no WhatsApp, de plantão, somente para ofender quem quer que postar qualquer assunto conservador, é atacado.  E, olha, que não são casos únicos, isolados, mas recorrentes. 
            Bem pudera, tente compreender as agressividades mil de alunos gratuitos; os desrespeitos de pais barraqueiros pagando de herói à sociedade, buscando direitos; a concorrência dos colegas com sede de poder assusta; tudo vitimando o professorado de quem está num beco sem saída. Esta história de vida repete-se no ambiente de quase todas as escolas,  de vez enquanto, um de nós perde a cabeça: Porque ele está assim? O que se faz cego não entenderá, que muitas vezes, os alunos passando dos limites, igual a cartão de crédito, e o mestre absolve tudo, tentando ajudá-los, cai na armadilha. Além do mais, tem consciência que é mal remunerado etc. 
           Também é doido quem endoidece os outros. "Como você sabe, os loucos sempre encontram as portas do céu abertas." (Martha Medeiros). Por último, graças a Deus por ser doido varrido!
         
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 02/11/2016

Reeditado em 16/09/2017

Código do texto: T5810557 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: