"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 9 de dezembro de 2017

DESESPERO ("A pressa passa e o que você fez com pressa fica."— Tati Bernardi)



Crônica

DESESPERO ("A pressa passa e o que você fez com pressa fica."— Tati Bernardi)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Estou em desespero, e o conflito nesse momento é de meu interesse. Já perdi demais, qualquer coisa que me sobrar é lucro valiosíssimo. "Remédio para doido é um doido e meio". Não se assustem, normalmente não costumo expor minhas vulnerabilidades, porém fico assim depois de uma tarde cansativa, ministrando aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Onde me tratam de velho, machista, racista e homofóbico. Como poderei dar boas aulas, se os alunos se protegem de mim, orientados por sua mãe e ameaçado pelas autoridades que deveriam me proteger?
Nesse caso, os alunos "malandros" são desbancados com a "malandragem" do professor experiente; mesmo que depois de algum tempo, os ex-alunos se vinguem, fazendo chacina na escola. Então, vou lhes contar o motivo de meu desespero: Eu achei que tinha entendido o ato de misericórdia da coordenadora, quando me orientou que se o aluno de tudo não fizer nada, devia colocar um 3 na média bimestral dele, pois ficará possível de, nos outros bimestres, atingir a média mínima para aprovação. Eis o caso, no qual bondade não gera bondade. Sim, mas de tantas chances dadas a eles; porém, se ainda não abraçarem nenhuma das oportunidades, nunca ficarão retidos para aprender mais da mesma série! Aí, o professor deverá acrescentar a outra metade do oito gratuitamente: que é um três de ré.
Então, sou obrigado a aplicar em minha pedagogia a teoria do Napoleão: "Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro". Complementando com Salomão da Bíblia: "Deixe que a pessoa de mau gênio sofra as consequências disso, pois, se você a ajudar uma vez, terá de ajudar de novo". (Provérbios 19:19 NTLH). A aprovação daqueles incompetentes e desleixados vai perpetuar o ciclo vicioso da desordem em sala de aula, e o parasitismo onde quer que seja.
O mais preocupante é a desordem entre os professores no conselho de classe anual, onde a coordenadora briga para aprovar todos os de nota insuficiente, culpando os professores por apresentar alunos não recuperados. Na verdade, são os alunos protegidos demais que boicotaram toda tentativa séria dos mestres. Desta vez, quase que entregando as respostas, revisam, na véspera as provas, questão por questão. Mesmo assim, eles se recusam a qualificar-se, e o professor fica de castigo, elaborando trabalhos extras que nunca serão bem feitos, minha última alegria é que também me serão fáceis de corrigi-los, brincando de fogueirinha no fundo do quintal.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 03/11/2016

Reeditado em 09/12/2017
Código do texto: T5812221 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: