"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 25 de março de 2018

ALÉM DA AUTOAJUDA ("Autodestruição, autocontrole, autocrítica, autoajuda, autoestima, autoafirmação, autossuficiência: autoexplicativo." — L. S. Dias)



Crônica

ALÉM DA AUTOAJUDA ("Autodestruição, autocontrole, autocrítica, autoajuda, autoestima, autoafirmação, autossuficiência: autoexplicativo." — L. S. Dias)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

        
                Há quem questione minha sanidade, mas diante das sugestões de tratamento psicológico e leituras de autoajuda dos meus colegas de trabalho, Professores "respeitados", uma faísca de rebeldia se acende em mim. Ora, esses autodenominados "Técnicos de Autoajuda" parecem desconsiderar a presença divina e conferir ao ser humano perturbado um poder quase divino. Será que nos deixamos seduzir pela antiga promessa da serpente: "sereis como deuses"? Eu, porém, acredito que cada um de nós já tem um destino traçado pelo Grande Criador, onde a vontade e a realização emanam Dele. Aqui está a chave da minha existência: aguardar a resposta da natureza, pois quando uma lei é violada, todas as outras se unem em busca da cura.

A vida não é uma constante alegria... Aqueles que aparentam felicidade em um mundo perigoso como este, muitas vezes, sofrem da síndrome da ema com a cabeça enterrada na areia. O fato de não enxergarmos o perigo não significa que estamos livres dele. Essa "baboseira" da autoajuda é apenas um mecanismo para ignorar os desafios que inevitavelmente surgem. Aqueles que seguem os passos de Deus são realistas e autênticos consigo mesmos, encaram seus erros e buscam soluções definitivas, sem máscaras. Devemos enxergar não apenas as virtudes em nossos companheiros, mas também suas falhas, a fim de nos proteger e, de forma construtiva, criticá-las, permitindo que alguém comprometido com a correção as corrija.

Muitos empreendimentos falham, mesmo quando iniciados com pensamentos positivos. Parcerias que se aliam ao mal inevitavelmente se desfazem, enquanto a vítima se recupera e alcança o sucesso. A Bíblia nos ensina: "O homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor". Eu, por minha vez, sempre me preparo para o pior, pois qualquer resultado é um ganho. Afinal, independentemente do nosso estado de espírito, o sucesso ou fracasso já foi estabelecido por Deus.

Você pode argumentar internamente: "Autoajuda e religião estão conectadas". No entanto, acredite, elas não têm nada a ver com Deus! Talvez, ao refletir cuidadosamente, perceba que o exercício do pensamento positivo não o preparou ou não está lhe ajudando a aceitar os contrastes e contradições da vida. Ao me afastar daqueles que não vivem de maneira saudável, já estou demonstrando otimismo. Portanto, eu sempre coloco minha esperança em Deus e não me deixo abalar pelas reações alheias. A autoajuda, ao contrário, é um empoderamento falso: "O homem mau receberá como castigo exatamente aquilo que tanto teme, mas o homem bom verá todos os seus desejos se tornarem realidade" (Provérbios 10:24). As coisas nos acontecem como resultado da providência divina, não de acordo com nosso comportamento. 
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 13/11/2016

Reeditado em 25/03/2018

Código do texto: T5822648 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: