"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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domingo, 21 de agosto de 2016

IMPOSIÇÃO SEM CLASSIFICAÇÃO ("Estabilidade de servidores na administração pública é desigualdade social."—Georgeana Alves)



Crônica

IMPOSIÇÃO SEM CLASSIFICAÇÃO ("Estabilidade de servidores na administração pública é desigualdade social."—Georgeana Alves)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

                        Aquele ano, fiquei fora do tal "Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro", porque estava lecionando só gramática. O lado bom disso é que não tive o trabalho extra de ler aquele "mundaréu" de redações de aluno. A Secretaria de Educação Municipal tornou a inscrição obrigatória para todas as escolas de ensino fundamental, ela mesma  assumiu as orientações. Cá, na escola em que trabalho, outro lecionava as aulas de redação. Quando eu ensinara redação, fazia parecer um trabalho fácil, pois gosto e sei fazê-lo bem. Assim despertou a cobiça do outro, que no grito ganhou esse componente curricular (usurpara de mim). Achei injusto e sem um propósito nobre, pois quando peço para meu aluno escrever, eu dou-lhe o exemplo. E vejo como é ridículo um professor que nunca publicou nada e não sabe produzir uma crônica é professor de redação. Mas, nossos gestores não se preocupam com qualidade, apenas querem resolver seus problemas administrativos. Foi aí que cometi um grave erro contra mim mesmo: deixei-me levar pelas preferências dos outros nem briguei. Cobiçaram minha tranquilidade e venceram-me politicamente.
           Agora, analisando o contexto geral, na fase final da tal Olimpíada de Língua Portuguesa, 2016, descubro os muitos critérios e afazeres que compunham o novo desenho do concurso, então só me pus a assistir aos colegas, tentando resolver seus milhões de dúvidas junto aos responsáveis. Como se a eles não bastasse, ainda têm de ler os infindáveis tutoriais da empresa, somando-lhes a fina responsabilidade de classificar as redações de aluno de péssima caligrafia; para pouco resultado, diga-se de passagem; visto que, também, as chances de premiação são mínimas pela a abrangência de contingente.
           Por isso, quero ressaltar ainda que eu não acreditava que teria algum professor de redação disposto a se inscrever nas edições subsequentes da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro", mas até hoje existe esse concurso. Pois, nunca foi problema por não terem  nenhuma premiação, até agora, com certeza jamais largarão as aulas de redação por desânimo, deve está rendendo dinheiro para alguns. Já que perguntar não ofende, como será a Olimpíada de Língua Portuguesa pós pandemia?  "A ameaça do mais forte faz-me sempre passar para o lado do mais fraco." — François Chateaubriand)
             Contudo, estou pronto para aplaudir em pé futuros  finalistas no nosso município (se houver algum), sem nenhum rancor:  "Ao vencedor, as batatas".
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/08/2016
Reeditado em 20/08/2016
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SEQUELA DO "DISTANCIAMENTO" (“A nossa oração e o nosso clamor devem ser sempre do tamanho do choro do mundo”. — Pr. Cpl. Moacir J Laurentino)


Crônica

SEQUELAS DO "DISTANCIAMENTO" (“A nossa oração e o nosso clamor devem ser sempre do tamanho do choro do mundo”. — Pr. Cpl. Moacir J Laurentino)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Hoje, neste domingão, estou vazio, um tanto reservado e reflexivo; mas sinto um despertar de meu lado afetuoso, o qual me conduz no abrir meu coração para uma pessoa de confiança. Preciso desabafar para alguém que saiba se colocar no lugar do outro! Ando muito na defensiva com relação a meus sentimentos, achando que ninguém os merece. Será que se eu for sincero atrairei sua compreensão? O meu desejo é apenas de estar junto, participando da vida da cidade, caminhando com quem possamos aproveitar as experiências para nosso enriquecimento mútuo. Conversar, aprender juntos, consolidar o que nos poderia unir. Mas, estou só... infelizmente; Isto é real, perdido no caminho e tentando voltar! 
            Que filho ou filha alguma atenderia essa necessidade, senão uma mãe? "Se o clamor de uma alma indo para o inferno não nos faz repensar no que estamos fazendo do evangelho, é inútil a nossa crença que estamos salvos. (Adriana Bacelar Lima. Nunca fui pai para não deixar de ser filho dependente, as decepções de filho são menos doloridas, pois são aliviadas com a certeza do apoio familiar. Quero colo de uma "mãe de leite"! Dizem os entendidos que criança criada com leite de mulheres diferentes é mais inteligente. Como eu queria sê-lo para reclamar menos. O tolo é assim: quando é ofendido, logo todos ficam sabendo.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 14/08/2016
Reeditado em 14/08/2016
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OS TOLOS OFENDIDOS, VINGANÇA EXAGERADA (“Para os puros, todas as coisas são puras...” Tt 1:15.)


OS TOLOS OFENDIDOS, VINGANÇA EXAGERADA (“Para os puros, todas as coisas são puras...” Tt 1:15.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Enquanto o sol se despede do dia, vejo-me em uma batalha pessoal. Uma luta para curar uma ferida, um trauma que talvez tenha sido causado pela minha própria negligência com meu nome e caráter. Como Shakespeare sabiamente disse, “Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre.” Sinto uma perda, uma perda atribuída às ações levianas de outros. Não mereço esse julgamento injusto. Estou trabalhando honradamente, mantendo o foco, buscando o caminho da felicidade, ajudando meu próximo. Mas, para um final feliz, meu anjo da guarda me disse que só preciso deixar a energia fluir no meu ritmo, abrindo caminho.

A intenção daquela aluna não tinha o mínimo propósito de melhorar sua família ou fortalecer seu casamento. Ela levou seu marido ao diretor e ali expôs sua maneira irrefletida de agir, sem a intenção de melhorar também a escola e seus estudos. Ela denegriu a imagem de um professor de muitos anos de serviço prestado àquela unidade escolar, um professor de boa índole e utilidade comprovada. Ela subestimou a capacidade de leitura de mundo, compreensão e interpretação do meu diretor escrevendo a ele aquela denúncia. Ela não pensou que eu poderia divulgar minha versão original. Ela só pensou em dar um motivo para me expulsarem da escola, queria prejudicar meu profissionalismo, pois apenas imaginou que eu poderia perder o emprego do qual sustento minha família como castigo pelo que fiz não com a intenção imputada por eles. Afinal, a coordenadora pedagógica adora fazer relatórios negativos sobre professores para se projetar na função que ocupa por favores (mostrar serviço a favor da comunidade)! E os alunos maldosos sabem disso, é o caminho mais curto para o diretor.

Depois de tudo, eu ainda seria seu professor com péssimas circunstâncias de ensino e aprendizagem. Se ela considerava minha atitude tão criminosa, por que não foi à polícia, onde há investigadores competentes, em vez de fazer “justiça” com as “próprias mãos”? E em que escola eles aprenderam isso, pois são rápidos em denunciar picuinhas, sem nem conversarem comigo (Sem dar chance à vítima)?

Bem sei que um erro não conserta o outro, porém quero me justificar. Num momento vago da aula, comecei a ler as mãos de alguns. Infelizmente, ela se aproximou e me deu a mão para eu falar seu futuro. Segurei sua mão e falei coisas triviais, nada comprometedor, era apenas uma brincadeira à vista de todos. Gosto de agir assim com meus alunos para facilitar a relação professor/aluno, gerando confiança e lucro na aprendizagem (já que eram adultos da EJA). Mas, ela não entendeu e, incentivada pelo namorado ciumento, maldosamente foi juntando e premeditando os fatos com a finalidade de me acusar de assédio sexual. Como sou um péssimo profeta, não sabia que iria ter revelações do seu futuro tão pressionado assim. No final, não aprendi nada com suas ameaças e denúncias. Só me fizeram, mais uma vez, consciente das possibilidades de fracasso de minha profissão e, por tabela do sistema educacional, porque esse não é um caso isolado. Vou morrer sem saber em que parte eu a ofendi! “Para os puros, todas as coisas são puras…” Tt 1:15.

Nunca pensei que houvesse necessidade de divulgar esse texto, um retrato da minha tolice, considerando que aprendi com a Bíblia que “Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado.” (Prov. 12:16). Mas, o fiz porque, agora acho, que ele vai ser útil para alguém, iludido pelo sistema. Essas formas de vingança de aluno e seus donos estão cada vez mais frequentes não só na escola, mas também em qualquer outro trabalho. “Louco não é o homem que perdeu a razão. Louco é o homem que perdeu tudo menos a razão.” (G. K. Chesterton).

sábado, 13 de agosto de 2016

"QUEM SÃO ELES?, QUEM ELES PENSAM QUE SÃO?" ("Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso." — Millôr Fernandes)



Crônica


"QUEM SÃO ELES?, QUEM ELES PENSAM QUE SÃO?" ("Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso." — Millôr Fernandes)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Era a primeira reunião pedagógica do mês de agosto, deste ano. O que deveria ser o primeiro dia de aulas do segundo semestre, foi o tal momento pedagógico. Não foi diferente ali, do que comumente acontece; ouvi e tive que aceitar determinações e outras coisas de tirar lágrimas dos olhos de crocodilo. Aprovaram inclusive o que em outras reuniões já tinham condenado, é o vai e vem da inutilidade, como pedaços de fezes boiando n'água. Meu voto está sempre na minoria. Não vale nada!
           Não compreendo alguns colegas de trabalho, professores maduros até. Nas reuniões pedagógicas, não são muito dados a ideias inovadoras; graças a Deus, ainda há aqueles poucos que se propõem a uma pequena ousadia. Na verdade, eu não sei o que quis dizer a colega quando reclamou de um professor desta unidade que  afrouxa demais as normas com os alunos para ganhar a simpatia deles: tornar-se o "bonzinho" é querer aparecer. E ela chegou ao absurdo de exigir que os colegas não sejam bonzinhos, pois desconfiava que ela mesma poderia se passar por má, visto ser a única "rígida" da escola, a seu modo: supostamente "Ideal"?
            Eu sempre acreditei que a diversidade cultural  faz o conhecimento legítimo. Por isso, senti-me muito agredido com esse desejo de uniformização no trato com o aluno, pois os procedimentos didatísticos unificados como rega geral, propostos nos manuais de Paulo Freire, tolhe a criatividade de professores e alunos. Esse tipo é capaz de afirmar que só ele procede corretamente. Será se ela está sugerindo que todos da unidade escolar trabalhem do seu jeito para não ter distinção? Ou melhor, será se ela quer anular o direito de escolha do aluno de gostar desse ou daquele professor? Mas, eu continuo pensando que se todos pensassem igual, ninguém pensaria grande. Assim como disse Carlos Drummond de Andrade: "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." Estaria ela, pensando no crescimento da escola em que trabalha ou só está pensando em si mesma, não querendo ser rejeitada sozinha? Como os "bonzinhos" em busca de aceitação, ainda que por vias diferentes. 
           O maior medo do professor inseguro é que os seus alunos venham a gostar mais dos outros do que dele. Para seu conforto digo, ninguém consegue desagradar a todo mundo, bem como não se consegue agradar todo mundo. O professor de quem os alunos gostam mais é o de educação física. Será se todos os demais enciumados deverão dar "bolas" aos alunos para se equipararem? O Horácio já disse: "O invejoso emagrece com a gordura dos outros".
           Se tratam assim os colegas, como tratam os seus alunos? Assim, nos conselhos pedagógicos que deveriam apurar as melhores ideias para as mudanças da educação, cultivam-se ainda esses atrofios. A educação não cresce porque deixou muitos para trás, e aqueles retardatários ainda lutam com o apoio dos fracos a fim de continuar na zona de conforto. Um conselho de classe ou uma reunião pedagógica é boa, quando trata de coisas que preservam a zona de conforto para a maioria. Uma andorinha só não faz verão, por isso tudo continua igual!
"Andorinha lá fora está dizendo:
— Passei o dia à toa, à toa.
Andorinha, andorinha, minha canção é mais triste:
— Passei a vida à toa, à toa."
(Manuel Bandeira)

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 09/08/2016
Reeditado em 13/08/2016
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sexta-feira, 8 de julho de 2016

SENTINDO-ME AGRADECIDO (“Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.” 1 Tesalonicenses 5:18).



Crônica

SENTINDO-ME AGRADECIDO (“Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.”-1 Tesalonicenses 5:18).

Por Claudeci Ferreira de Andrade


           Hoje é outro dia certamente, porém ontem foi assim: diversão, contato com amigos, e pessoas próximas coloriram meu dia. Novidades boas e informações quentes chegaram através do ambiente. Boas notícias trouxeram também esperanças e mais fé. Usei minhas habilidades naturais para responder à altura. Aprendizado em alta! Após o frisson do dia 7 de julho, meu aniversário, vi o quanto as pessoas - chave de minha vida - deitaram e rolaram nas expressões fortes, sentimentais e as mais diversas possíveis. Os amigos da internet falavam como se elas fossem verdadeiras, mas muitas delas são apenas frutos virtuais! Ainda bem que atrás do computador, pelos menos, são corajosas e espontâneas, deviam ser mais responsáveis no uso das palavras, pois se mentiram para mim, produziram em mim uma felicidade sem necessidade, daquelas que não fazem bem. Nunca saberei o que eles sentem sinceramente por mim. O melhor é que ainda estou feliz de verdade, fez-me muito bem! Foram mais de duzentas felicitações de parabéns no Facebook. Respondi a todas com a melhor apresentação que pude. E ainda hoje, obrigado! “Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.”- (1 Tesalonicenses 5:18).
           Todavia quero destacar aqui, duas pessoas tóxicas que me chamaram de arrogante. Aferi por isso o seguinte significado: Etimologicamente, o termo “arrogante” se originou a partir do latim "adrogare", que significa “para exigir”, ou seja, utilizado para definir a personalidade de alguém que se achava no direito de exigir um reconhecimento do mundo que, na realidade, não merece. Então, se estou lhes considerando tóxicas, seriam merecedores também do veneno que destilo? Estou apenas exigindo que cada um se mereça por eu estar grávido de seus exemplos. Por que não podemos ser vice-versa honrosamente? Como posso merecer ser importante para vocês?! Já que a etimologia da palavra importante é o que foi importado para dentro.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 08/07/2016
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sábado, 2 de julho de 2016

DOMÍNIO DE CLASSE X DOMÍNIO DE CONTEÚDO ("Tome um rumo diferente do de costume, e quase sempre estará certo." Jean-Jacques Rousseau)



Texto

DOMÍNIO DE CLASSE X DOMÍNIO DE CONTEÚDO ("Tome um rumo diferente do de costume, e quase sempre estará certo."
Jean-Jacques Rousseau)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Sou um professor tachado de "sem domínio de classe". Colegas e superiores fazem-me sentir, por isso, sujo e imundo, inadequado; sendo diferente da maioria e sem nenhum elogio de coordenador algum.
            Analisando a palavra DOMÍNIO, concluí; está sendo ela, e especialmente nesse caso, inadequada para o meio promissor de uma boa metodologia educacional, ela coisifica os alunos. Mesmo assim, que impregne quem quer que seja, menos a mim! Pois, é uma palavra doce na boca de muitos administradores sem conteúdo, que não querem fazer a parte correta de seu trabalho. Segundo o Google, diz-se dela: "supremacia em dirigir e governar as ações de outrem pela imposição da obediência; dominação, império. 2. direito ger. reconhecido de propriedade e supremacia de um indivíduo ou indivíduos sobre outro(s)." Para esses, o ideal seria lecionar às cadeiras vazias, porque não se movimentam e podem ser arrastadas. Aqui, estou preferindo o sentido poético da palavra: "domínio"! Como disse Clarice Lispector: "A palavra é meu domínio sobre o mundo".                 Na minha licenciatura, não me ensinaram a dominar aluno e nem controlar classe alguma, não existia essa doutrina. Tudo que aprendi no meu curso superior foi dominar, sim, os conteúdos da matéria pertinente. E quero crer que faculdade nenhuma tem como preocupação primeira preparar professores com domínio de classe. Todavia, com o passar do tempo fui percebendo que os alunos não queriam conteúdo, viciados na parte mais fácil: "seguir vendados a formatação". Com isso, fui também me desculpando, e entendi ainda o comportamento de alguns colegas que usam a fórmula mágica de entregar "boas aulas": "domínio de classe". Para isso, os professores, de forma geral, passam uma grande parte do tempo de uma aula — estatísticas oficiais estimam uma média de 20% — impondo  silêncio, ou melhor, tentando o controle da classe. Cobrar do professor domínio de classe é, no mínimo, culpá-lo de atrapalhador do trabalho da coordenadora de indisciplina. Faz o professor, mais uma vez, se sentir como descompromissado em lugar do aluno irreverente. E se ele reprovar esse aluno e mais outros, em um bimestre, na tentativa de controlá-los pela ameaça da nota, também é recebido como afronta ao sucesso do coordenador e da escola toda, podem despencar os índices de aprovação.
            Cada vez mais se aprende menos nas classes superlotadas das escolas públicas, e a secretaria de educação insiste em fechar salas que não seguram, pelo menos, vinte alunos, isto é, quando não une as turmas. A verdade é que a indisciplina e o mau comportamento dos alunos impedem a transmissão dos saberes da matéria que devia ser a vida da escola. Para o médico, não lhe importa mais a avaliação do CRM, feita por superiores, interessa-lhe a do cliente que paga a consulta. Para o professor, quem é mais importante? No caso, parece ser o emprego. Porque quando funde as salas de poucos alunos, o professor perde sua carga horária, e o coordenador pedagógico não tem nada a ver com isso!
            O domínio de classe não tem a bênção do filósofo Platão que nos aconselha ensinar, valorizando a liberdade dos aprendizes, dando-lhes o direito para disputarem positivamente colocações melhores e não uniformizando-os: "Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um." (Platão). Parece-me que o melhor método não é "cortar as asas, mas direcionar o voo dos pássaros". Não é possível que os grandes filósofos estejam errados em detrimento da nova pedagogia, quando questionam a eficiência dela: "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias." (Immanuel Kant).
            É por essa razão e outras mais, estarei sempre errado, enquanto a escola estiver interessada apenas em quantidade! Assim, o lanche gostoso da escola atrai só estômagos vazios, as mentes e os cérebros férteis dos jovens sedentos do aprender são postos de lado.  A maior denúncia de que o conforto do silêncio manipulado é prejudicial, está na presença legalizada de alunos analfabetos, os quais não sabem assinar seu próprio nome, no sexto ano fundamental.
           Professores pressionados a pressionar, esquecem-se de estudar sua disciplina de formação para treinar técnicas de controle de comportamento. E no pouco tempo que lhes resta, colocam os alunos para copiar do livro na ânsia, ou esperança de obter a calma deles. Mas, o que aprendem alunos que só copiam as páginas do livro? Ou o que ensinam os professores que só enchem o quadro, copiando do livro coisas... para os alunos copiarem. Cidadania é saber fazer silêncio voluntariamente para aprender o que o mestre ensina. Contudo, hoje, os alunos não veem mais em seus professores alguém depositário de conhecimento, porém só mais um copista com a letra bonita. Esse método também não funciona mais, o professor se esforça para encher o quadro e os alunos conversando, terminando ele; aqueles só tiram uma foto da lousa. Esse tipo de educador detesta aparelho celular na sala, diga se de passagem. Aulas expositivas de reflexão são encaradas como enrolação. No noturno, tive a seguinte orientação, para manter os alunos sentados na última aula, pois eles põem a mochila nas costas dez minutos antes, tencionando a antecipação do término, encher o quadro com textos, mesmo todos sabendo que não resolve, eles saem assim mesmo, ignorando o conteúdo escrito. E os que saem justificam-se à coordenadora: — "Aquele professor não está passando nada, não!" O pior é que elas acreditam, pois cobram as mesmas medidas em todas as reuniões pedagógicas: — "tem professor aqui que os meninos não param na sala de aula..." Nesse momento, eu sempre penso que elas estão falando sobre mim.
           Os alunos que ficam fora da sala, na hora da aula, sempre conseguem seus intentos: fazer a coordenadora brigar com o professor... Mas, a mesma coordenadora obriga o dito professor a dar-lhe uma segunda chance para fazer as atividades que eles se recusaram a fazer nas aulas normais. Então, "Há um velho ditado assim: 'O cachorro volta ao que vomitou, e o porco é lavado apenas para voltar e revolver-se de novo na lama' (...)" - II Pd 2:22 BV).
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 28/06/2016
Reeditado em 30/06/2016
Código do texto: T5681699
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sábado, 18 de junho de 2016

COMO ENSINAR INIMIGOS ("Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". Napoleão Bonaparte)


Crônica da vida escolar

COMO ENSINAR INIMIGOS  ("Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". Napoleão Bonaparte)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Na verdade, eu não ensino inimigo algum, ou melhor, não revelo meus melhores truques a quem se protege de mim, ou me tem em pouca estima. Porque ele é um destruidor de minha imagem. E como o mal é de igual poder de contaminação do bem, não posso alimentar de esperança um inimigo destruidor de meus projetos de vida. Mesmo assim, senti-me receoso e relutante ao chamar de inimigo, os meus alunos militantes e ativistas, denunciadores gratuitos, afrontadores para me derrubar, ameaçadores violentos. Esses são somente as vozes do cemitério que me oferecem desânimo. Afinal, quem é o inimigo de quem? Eu que eles me fizeram ou eles que os fiz? Confesso que cheguei, por um instante, a pensar que lhes promovo motivos. Mas, conformei-me nos conceitos do dicionário Aurélio: Inimigo - "adj. e s.m. Que ou o que odeia alguém, que procura prejudicá-lo. Que ou o que tem aversão a certas coisas: inimigo do ruído. Nação, país com que estamos em guerra: vencer o inimigo; exército inimigo. Adversário, contrário." Eu não sou assim...Gosto dos meus alunos humildes. Inimigos são orgulhosos e "mimizeiros"!
           O estado deveria processar os maus alunos e seus pais para fazê-los devolver o dinheiro público investido neles, mantendo outros mais dedicados na escola pública com melhor qualidade. Li aqui na net que um aluno da escola pública custa para os cofres públicos R$ 2300,00 por ano, menos do que se investe em um preso, mas é dinheiro também mal empregado. Então, prendem os políticos corruptos e continuaremos sustentando-os na cadeia! Todavia, em nosso caso, o nosso dinheiro, também, continua patrocinando a violência na escola e reprovação, ou melhor, aprovação sem mérito. Porque a escola tem mascarado isso, passando o aluno, para a série seguinte, sem mérito, para as estatísticas altas justificarem o dinheiro desperdiçado, porém alguém tem de restituí-lo para beneficiar os que devolverão com serviço de qualidade, o que ganhou nos estudos, à sociedade. Já que não posso me recusar a dar aulas a estes incautos, pois estão misturados, queria me recusar a pagar meu imposto de renda e outros impostos para mantê-los. Mas, se eu sonegar, então serei o inimigo do rei, indigno, também, de meu salário.
          Atribuir nota aos filhos da escola, por qualquer isopor pintado que trazem, ou por articulações de festa "culturais", levando feijão cozido, ou por assistirem aos jogos interclasses e torcerem freneticamente,  não é dar-lhes poder, o poder estar no conhecimento, aliás só o conhecimento dá poder, disse Leonardo da Vinci: "Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."
            Um dia eu me recusei a ministrar aulas particulares de redação, apesar da proposta de um bom pagamento, para um ex-aluno dos atrapalhadores da sala, desrespeitadores do direito de aprender dos demais estudantes e disse a ele: Não preciso de seu dinheiro, todos os dias estive em sua sala e nunca prestou atenção em mim. Ensiná-lo agora seria anular as consequências, as quais tanto esperei vê-lo sofrer. O que eu pensava de meus professores me fez a diferença, eles não foram maiores por que eu os respeitei, mas eu sou maior por que os obedeci. 
           Depois dizem que professor não marca aluno!  E fui contra o que disse Arthur Schopenhauer: "Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno". Que Deus tenha misericórdia de mim, pequei por pensamentos!
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 11/06/2016
Reeditado em 18/06/2016
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domingo, 29 de maio de 2016

PROTAGONISTA DA ESCOLA SEM PARTIDO ("Liberdade de expressão para todo mundo dizer a mesma coisa é ditadura de opinião." — Silas Malafaia)



Crônica

           Nunca uma celebridade foi tão comentada nas redes sociais e jornais do que o invejável, polivalente, Alexandre Frota: Com seu currículo de ator, diretor, ex-modelo, comediante, ex-jogador de futebol americano, apresentador, empresário e ex-autor pornográfico brasileiro (tendo 20 filmes dessa categoria). Sem falarmos das participações em programas e reality shows dentro e fora do país. Bem pudera, segundo tanta bagagem intelectual e conhecimento universal, ousou levar ao ministro da Educação, Mendonça Filho, no MEC, uma proposta com melhorias para a educação brasileira. O "grande pensador", tal qual Valesca Poposuda, também divulgou ter visitado o ministro da Cultura, Marcelo Calero. E aproveitado essa tacada só, o ator e seus amigos do "Revoltados On Line", apresentaram a defesa do projeto "Escola sem Partido"; proposta ultra reacionária, sob o pretexto em combater a “doutrinação ideológica” e o “comunismo” nas escolas e universidades.
             Li tantos comentários na internet, sobre o caso, vindo-me ocorrer a seguinte constatação: O sistema educacional anda mesmo tão "capenga" que qualquer um pode meter seu bedelho! Eu já havia dito sobre a educação ser semelhante ao futebol, todo mundo acha-se entendido demais e dá "pitacos" empiristas, só na "boa" fé. Bem, mas, Alexandre Frota e outras celebridades em diversas áreas nem são de pouca monta. Pelo menos, chamaram a atenção do mundo para uma suposta causa nobre, isso se faz necessária. Críticas, ironias, inadequações e incoerências ideológicas a parte, firmo aqui consoante  a pedagogia da escola sem partido, que estou conhecendo agora, mas já posso ver seu lado positivo, pois os mesmos aspectos desta proposta em questão já foram considerados em um passado não muito distante, apesar de  barrados por outras autoridades, porém quem sabe dessa vez, dará certo! O adágio popular reza: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".  Eu jamais nego os benefícios  das cartilhas de orientações sexuais, reforçando o combate a homofobia e reprovando todas as anomalias sociais e preconceitos; sobretudo, promovendo o amor nas escolas, se não fosse a tendência modista: Orientação Sexual é um dos temas transversais proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, do MEC, visando a compreensão saudável e reflexão da realidade social, construindo assim a cidadania.
           E quando dizem sobre o ator ex-pornô nem saber o que seria o melhor para a educação brasileira, estão equivocados, pois na situação atual, qualquer um sabe melhorar o sistema educacional brasileiro. O mais assustador para mim é a liberdade do alunado em detrimento da liberdade do professor em sala de aula. E quando o professor não faz o que os pais querem apanha. Então, minha maior preocupação no momento é com o futuro da escola (O Coronavírus escutou).
           E se caso essas "inovações" nem vierem a ser aprovadas, fica aqui a alta divulgação dos trabalhos artísticos do "educador" Frota e dos outros de mesma natureza pelas mídias: Ninguém nunca assistiu a tanta pornografia "educativa" como nesse momento de internet para todos. Até uma professora confessou em um comentário no Facebook: "Quando me lembro que vi um trecho do pornô dele. ECA! Que nojo." Na verdade, seus filmes nunca foram tão divulgados e assistidos sob o pretexto da curiosidade, volto ao risco de dizer: Mesmo se sua proposta para o MEC não sendo aprovada já lhe valeu ao sucesso de seu outros trabalhos anteriores.
             A escola sempre foi um palanque de fácil acesso, pois é um público cativo.  Sinto-me destroçado, no papel de professor, por dois motivos: de um lado ameaçam minha liberdade para filosofar na sala de aula e, do outro, estimulam-me a assistir mais a pornografia promovendo os protagonistas.
           E falando nisso, uma coisa puxa outra, antecipam-se as torturas aos professores descuidados segundo suas expressões fortes em sala de aula. Li isto também sobre a aluna universitária que processou seu professor: “Ele utiliza do meu nome com expressões de cunho racista quando ele diz, por exemplo, 'pretinha e desclassificada fazendo macaquices'. Então, todas essas expressões que ele utiliza são claramente de teor racial e pejorativas”. http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/05/estudante-denuncia-professor-da-ufmt-por-racismo-pretinha.html - (acessado em 21/08/2021).
           "Pretinha" é uma expressão, na maioria das vezes, usada carinhosamente. Só configura racismo aos maldosos (Tito 1:15). "Desclassificada" não tirou nota suficiente ou por está fazendo "macaquice", perturbando a aula do professor. É isso, quaisquer palavras usadas para repreender alunos em sala de aula, doravante fará do professor marginal, digno de processo. As palavras referidas podem ser ofensivas, sim, se foram pronunciadas com a intenção de ofender e forem recebidas como ofensivas, mas quem pode julgar as intenções? Estão brincando de ser o Deus cruel do velho testamento. Assim, ao invés de corrigir, enfraquecem, mais ainda, o professorado. Parece-me vingança! De forma nenhuma, estou querendo justificar ninguém, só queria entender porque eles me chamam de velho caduco, cabeça-branca etc?! Nesse teor, não seria discriminação também? De lá para cá não dá nada!!!

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 27/05/2016
Reeditado em 29/05/2016
Código do texto: T5648548 
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