"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 2 de agosto de 2014

MENDIGOS DA GRAÇA E TRANSGRESSORES DA LEI ( O que você acha da justiça que mata um inocente em lugar de um criminoso?)



Crônica

MENDIGOS DA GRAÇA E TRANSGRESSORES DA LEI ( O que você acha da justiça que mata um inocente em lugar de um criminoso?)

Por Claudeci Ferreira de Andrade          

           Aqui, na terra, no meio dos meus, já não tenho dignidade alguma, um idoso já tão perto da morte não goza dos dotes do jovem que fui, e a igreja me ensina sobre quem vai ao céu, vai sem mérito próprio, então jamais quero ir para lá. Continuarei sem dignidade do mesmo jeito, pois se alguém vive de graça e misericórdia de forma alguma possui dignidade. Assim, por isso, desejo ir ao inferno, pois pelo menos irei para lá por méritos próprios, e estarei eternamente com a consciência limpa de que fiz por merecer algo: A justiça cruel é para mim confortadora ao mesmo tempo. A essa altura do tempo, o bom de uma vida infernal é nem ter mais como piorar significativamente. E o melhor ainda é a inexistência de ex-demônios, ruminando os fatos de antes da sua conversão. Os gostos se alteraram permanentemente, e a fonte de prazer tornou-se outra. Porque, daqui do mundo, onde o trabalho é castigo e o amor é pecado, é  quase impensável que no inferno não há prazer! A busca exagerada do prazer aqui na terra é o viver de Graça e por Graça, porque abusar dos méritos dos outros. A graça é um atalho, e todo atalho é uma transgressão e, por conseguinte, quem propõe-se a procurar atalhos é desonesto.
            Conversando com um amigo pastor evangélico, ele me disse: "o homem precisa da graça porque jamais consegue obedecer a lei". Porém, parece-me que Jesus provou, como homem, ser possível ao homem natural obedecer as leis de Deus, ou vai me dizer sobre Cristo ter precisado de graça, atalhos e misericórdia para cumprir sua missão?! Também vai me dizer que Ele fez isso no meu lugar?! Tampouco vamos confundir Sua missão de dar exemplo, cometendo a irresponsabilidade de torná-lo meu substituto ou "gambireiro de almas". Se Jesus me substituiu na cruz, também me substituirá no Paraíso. Por isso, eu de jeito nenhum preciso morrer para ir ao céu. Um substituto (Jesus) já está no céu em meu lugar.
           É muita ingenuidade ou malandragem dos líderes escolares, religiosos e familiares ordenarem a Deus atribuir consequências a quem desobedecer as regras criadas por eles mesmos para continuar legislando em causa própria. A religião contaminou todos os segmentos da sociedade com uma angústia existencial tremenda, impondo a realidade da morte como consequência do que o homem faz ou deixa de fazer e a posse do paraíso na mesma condição. E ainda chama isso de paz em Cristo, eu o chamo de conturbação pela culpa, levando à depressão. Se não curou, a culpa é do moribundo, porque não tem fé!
             Estar debaixo da graça é o mesmo que viver dos méritos de Cristo ou de outra divindade qualquer? Será se essa tal graça não está deturpando a "graça" ideal? Sempre achei estar na graça a intenção da anulação das consequências desconfortáveis já reservadas para os transgressores das leis. E a misericórdia seria o incentivo a desobedecê-las mais ainda. Então, a verdadeira graça vem depois, seria o resultado, ou pagamento, ou ainda a consequência óbvia da correta obediência as leis de Deus.
             Quem vive de graça e misericórdia sem preço não tem dignidade!!!! Um Cristo abusado, também é abusador. A Leis Divinas nunca admitem abusos, e se Deus atribui consequências por alguma transgressão não tem graça alguma e sim Justiça! Uns arrastam os tolos por medo, outros por culpa, muitos pela ganância e os pregadores da graça, por gratidão. A igreja fecha todas as portas e ainda diz que o cristão é livre! Somos livres sim, mas quando obedecemos as leis de Deus. Graça sem o mérito é morta, assim como a fé sem as obras é morta também! 
           Há justiça quando se mata um inocente em lugar de um criminoso? Jorge de Lima nos ajuda a responder: "Violência... Cultuamos um deus carniceiro que se compraz com sangue, açoitamos, sangramos, imolamos o filho de Deus e o crucificamos. Bebemos seu sangue e comemos sua carne validando a antropofagia dos agraciados." http://www.dm.com.br/texto/176100
             Que graça é esta, custando a vida dos outros para me dar bem? Essa é a graça conquistada pelos linchadores de plantão? Os que fazem sua justiça com as próprias mãos? Certamente!!! 
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 21/04/2014
Reeditado em 02/08/2014
Código do texto: T4777514
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

domingo, 27 de julho de 2014

ABRAÇANDO A SUBCULTURA, TAMANDUÁ! (Diga-me quem são seus grandes pensadores que direi quem você é!)



Crônica

ABRAÇANDO A SUBCULTURA, TAMANDUÁ! (Diga-me quem são seus grandes pensadores que direi quem você é!)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Será que não existe o submundo (em grego: transl. káto kósmos) onde reina a violência, a droga, o crime e o desrespeito?  Existe submundo, e não existe subcultura? Manipulação pela mídia de péssimo nível ou não; criação das letras musicais sem dizeres proveitosos; fazendo pessoas famosas gratuitamente e sem mal terminarem o ensino fundamental; contendo políticos mau leitores, maculando o discurso de um autor profissional, saciando seus ouvintes inescrupulosos e pouco exigentes. Então, nem é de admirar a existência de professores lecionando em um sistema de "Promoção automática" desconhecedores da arte de selecionar bem seus grandes pensadores. Afirmo também a exigência da "progressão automática" obrigando  o afrouxamento do juízo de valor do avaliador e promovendo a subcultura, nivelando por baixo o conhecimento e as relações com ele, ressuscitando e valorizando somente a moda sem sentido! Se está difícil manter o nível, imagina elevá-lo. Brigam comigo, porque os iguais se protegem!!! São tantas as forças tentando me arrastar, mas é esta coisa que não quero. Porque disse Paulo Coelho: "Quando alguém evolui, evolui tudo que está a sua volta." Este pensamento também é válido para a regressão!
           Quanta capacidade exercem os fomentadores da cultura, discriminando os grandes pensadores da filosofia tecnicamente tradicional? Também é cultura a variedade linguística informal, gírias e todos os vícios de linguagem. Há quem defenda sua tese de mestrado ou doutorado se utilizando da variedade linguística desprivilegiada. A cultura, na maioria das vezes, está na pichação e também nas telas a óleo das grandes galerias. A cultura se manifesta nos "rolezinhos" forçando a elite ao acolhimento dos excluídos por eles mesmo. A cultura substituiu os verdadeiros símbolos por paralelos: a páscoa original por coelho e ovo de chocolate; deturpou outras festas sagradas e fez do carnaval um comercio do ano todo. Temos que discriminar para valorizar. O raro é caro. Se todos pensassem igual ninguém pensava grande, é claro. 
       Quero me desculpar com o dadaísmo de nossa época, por ter me deixado enganar sobre ter um saber superior, pois frequentei uma academia de filosofia e por nem me considerar um pensador a altura dos filósofos tradicionais e também ter uma inveja santa do sucesso de outras pessoas, que longe da lapidação pelos saberes oficiais, são reconhecidas pensadoras. Mas, aprendi muito bem a respeitar a opinião dos outros, vivo  examinando  tudo para escolher somente o bom. Querendo ou não, estou Intrometido nas culturas e elas me fazem refletir em todas as direções. Comportamento esse de quem almeja uma cultura homogênea!
      Uma pessoa honesta também se utiliza da ironia, porém é sempre verdadeira sobre os seus afazeres, e o verdadeiro amor (agapê) de forma alguma se recente do mal. Portanto não é de meu feitio, diminuir cultural qualquer que seja, porém aqui quero apenas ser a coruja gabadora do toco de morada e expressar minha gratidão ao outro imponente. Agora sou responsável pelo que digo, e você pelo que entende: Tudo é influência. 
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 18/04/2014
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T4773514
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

domingo, 20 de julho de 2014

A PEDAGOGIA DO DESPERDÍCIO ("Tudo bem... Ao seu dispor se for por amor às causas perdidas...")



Crônica

A PEDAGOGIA DO DESPERDÍCIO ("Tudo bem... Ao seu dispor se for por amor às causas perdidas..." — Engenheiros do Havaí)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           O que leva você a pronunciar desaforos condenatórios quando visualiza a imagem de um cavalo puro sangue puxando uma carroça? Como diz a canção do grupo musical - Engenheiros do Havaí; Dom Quixote. Eu penso, auxiliado pela expressão da bela letra da canção: sobre o sistema educacional ser a carroça, ou melhor, o belo paraíso do desperdício de talento. Existe a mesma desvalorização quando um professor doutor em artes visuais, lecionando religião no ensino fundamental para um alunado nada conhecedor da importância material e nem do papel do professor e, pior de tudo, não quer conhecê-lo; despreza-o como faz comigo que sou só "lato sensu". 
           Em outra ocasião, o ex-secretário de educação municipal, já por sinal foi bem sucedido em sua gestão, também pós-graduado em docência, lotado aqui numa escola de ensino fundamental, sem ser compreendido pela sala de aula, os alunos o negligenciaram. Por que a Secretaria de Educação remunera o professor em licença, fazendo um mestrado ou um doutorado e depois o trancafia e mantem-no em sala de aula de ensino fundamental enquanto deveria estar orientando aos colegas de menor formação acadêmica? Mas, nessa política atual, os maiores graduados na academia de forma alguma funcionam bem como Secretário de Educação municipal. Enfim, doutores, mestres estão nas salas de aula, engessados por leis e normas de uma cúpula de políticos atrofiadores da academia.
           O que um pastor evangélico com boa formação em teologia faz dando aulas de filosofia numa escola de estado laico? 
           Outras incongruências: o MEC dá os livros aos alunos e eles nem os levam à sala de aula e quando lhes emprestamos outro volume, para não deixá-los sem fazer a atividade, eles armazenam mais um em sua casa, ainda acham que o colega vai emprestar o dele! "Tudo bem... Ao seu dispor se for por amor às causas perdidas..." O colega leva o livro para o outro estudar!
           Olhe na direção dos que nunca precisaram e jamais precisarão da escolaridade para ser alguém na vida. E muitos ainda patrocinando a escola pública, e compare com o interesse dos abarrotadores das salas de aula em busca de futuro! É esse o conteúdo da música: "o amor às causas perdidas". A aprovação automática enche o país de diplomados semianalfabetos! Sou professor, mas "meu nome é otário", ensinando os que não querem aprender e forçando os a uma obediência desvirtuada de qualidade, quando os coloco sentados escutando-me, enquanto querem manipular o Smartphone.  
            Sem falar sobre a frequência dos pais bem instruídos ou não; bem intencionados ou não, vêm meter medo no grupo gestor da unidade escolar com bravatas desaforadas. Todos nós trabalhamos aqui com o terror dos falatórios. Sem autonomia de atuação, na escola, somos obedientes à comunidade. Sem que muitos deles, nem mesmo tenha frequentado uma faculdade, e a maioria de suas exigências são destituídas de pedagogia alguma, somente egoístas. E o professor tem e terá sempre de ceder nas demandas dos alunos e quando tenta se impor é levado à coordenadora cercado dos curiosos sorridentes, aqueles do mesmo espirito da plateia nas arenas da velha Roma para ver os gladiadores lutarem até morrer. "Por amor às causas perdidas", assim com eles, o professor estará na peleja para o lazer da sociedade, desapoiado mesmo tendo razão. Enquanto deveria ser respeitado e reverenciado mesmo estando "errado", devendo-se consideração a  boa intenção regente do seu profissionalismo e a importância merecida. Sádicos, leiam as atas de reunião da escola sem chorar, depois me digam sobre os meus avisos: "as nuvem não eram de algodão".
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 16/04/2014
Reeditado em 20/07/2014
Código do texto: T4771635
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 5 de julho de 2014

QUANDO OS IGUAIS SE NEGAM (Em todos os lugares os iguais se protegem na educação eles se negam)



Crônica

QUANDO OS IGUAIS SE NEGAM (Em todos os lugares os iguais se protegem na educação eles se negam)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            
Ao cruzar o limiar da sala de aula, sinto-me imerso em um universo onde cada aluno, aparentemente inofensivo, carrega consigo a imprevisibilidade de uma bomba relógio. Este é o cenário que se desenha em minha rotina como professor, um enredo marcado por desafios e complexidades que permeiam as relações na escola.

Um episódio recente ressoa em minha mente, protagonizado por uma aluna do sexto ano cuja maturação precoce revela uma malícia inusitada. A audácia de sua fala, incitando colegas a "infernizarem" seus pais para agredir um professor, ilustra o desconcertante jogo de poder presente na dinâmica escolar. Uma ameaça que, inicialmente, julguei pertencer ao folclore das inquietudes juvenis, mas que, ao revisitar, revelou-se uma narrativa que transcende o trivial.

Surpreendentemente, um encontro com um senhor, ainda jovem, em plena tarde, me questiona sobre a recusa de aceitar o trabalho de sua enteada. Uma indagação que, longe de intimidar-me, suscita dúvidas sobre a dificuldade em acreditar na filha adotiva. Questões entrelaçadas com a complexidade das relações interpessoais na comunidade escolar, onde o inusitado se torna parte do cotidiano.

A rivalidade entre colegas docentes, mascarada por elogios hipócritas, revela uma teia de intrigas e disputas veladas. A escola, unificada em teoria, torna-se palco de egos inflados, onde a qualidade do ensino cede espaço a um jogo de aparências. As avaliações externas, sempre indicando índices baixos, testemunham uma realidade que transcende a sala de aula, permeada por desafios e desigualdades.

A atmosfera carregada de medo, promovida pela ameaça de alunos marginais e coordenadores persecutórios, é exacerbada pela insegurança do contrato temporário e pelos bônus governamentais. Uma realidade que torna a greve dos professores uma mera utopia, incapaz de galvanizar a união entre educadores e educandos.

Nesse intricado panorama, aprendi a desvelar um sorriso perante as adversidades, a afirmar que tudo está às mil maravilhas, mesmo no silêncio de meu quarto, onde as preces noturnas buscam afastar as adversidades que assolam meu trabalho. Uma tentativa de resistir ao caos e, mesmo diante das críticas, continuar oferecendo aulas dinâmicas, acirradas, na esperança de, no mínimo, transmitir algo útil.

A coordenadora, inadvertidamente, destaca o caos de minha sala de aula, elogiando, de maneira equivocada, minha resistência. No entanto, o que ela rotula como bagunça são apenas minhas tentativas incessantes de ensinar, amenizando revoltas e buscando, como sugeriu Platão, educar como se fosse um jogo. Afinal, na intrincada trama da educação, é preciso jogar com as peças que a vida nos apresenta, compreendendo a disposição natural de cada aluno.

Assim, entre as avarias cotidianas da escola e os desafios que permeiam meu caminho, percebo que, mesmo em meio às avarias, a missão de educar persiste. Uma jornada que transcende o imediato, deixando-me refletir sobre o verdadeiro propósito de minha presença na sala de aula e sobre as marcas que deixo na vida desses jovens que, por ora, são apenas bombas relógio à espera de detonação.

Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 10/04/2014
Reeditado em 05/07/2014
Código do texto: T 4764156
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 28 de junho de 2014

QUEM RESPEITA TEM RESPEITO ("Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova." — Código Samurai)


Crônica

QUEM RESPEITA TEM RESPEITO ("Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova." — Código Samurai)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Relações desconfortáveis é fruto da falta de respeito de uma das partes ou das duas. Para confirmar essa proposição, verifiquei vários dicionários e fiquei bem ciente do tal respeito ao próximo: Sentimento de reverência ou consideração; apreço que se tem por alguém ou alguma coisa; sentimento de apreensão; atitude de deferência ou obediência em relação a outrem ou a algo (leis); lado, ponto de vista por onde se encara alguma questão; relação, referência; justiça, direito, razão.
           Os alunos modernizados jamais se reconhecem educados, pois oprimem, intimidam, ameaçam e não sabem por que ficou em recuperação; isso dificulta a liberação de nota generosa. Depois repetem a dose no II bimestre. ...no futuro se encontram com o desespero crônico. Porque "Quem ajuda o tolo terá de ajudá-lo novamente".
           Sem mendigar o respeito desses pirracentos Perturbadores das aulas DOS outros, digo-lhes sobre a obediência forçada não ser virtude alguma. Nem merecer seu respeito, poderia eu pretender, se mesmos seus pais nem sempre o têm. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar; pelo contrário, a má formação familiar atrapalha a boa formação escolar. 
           Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores. Eu respeito as pessoas não porque elas merecem: pelo que elas são ou fizeram. Porém, respeito-lhas pelo que eu sou. Senão, não respeitaria um mendigo, uma prostitua, um ladrão, um negro, um animal, um idoso, ou ainda um homossexual. Por outro lado, Por que o Lúcifer não pode respeitar a Deus, mesmo consciente de ter o Criador do universo todo poder e dignidade? Simplesmente porque o caráter do adversário é demoníaco! Respeitar alguém é um dom Divino; pois, até mesmo, O Criador de todas as coisas respeita Suas criaturas, embora ainda que sejam as mais insignificantes aparentemente. Só os desrespeitadores merecem um deus desrespeitador, criado por eles mesmos; de si para si! Por isso, posso contar com o respeito do verdadeiro Deus, isso me interessa e me é suficiente, assim essa relação conhecida e vivida reciprocamente  faz de mim um respeitador motivado e referencial.
          Um adolescente respeita uma pessoa idosa ao ponto que ela faça seus gostos, sendo ela sobrecarregada de pobreza e/ou doenças? Jamais, quando ela é seu professor saudável e cheio de diplomas! Já pensaram se um desses adolescentes, fosse respeitado só pelo que produz? Será se não devo respeitá-lo por isso, visto que quase nunca produz o esperado? É claro...devemos respeitar todos os seres vivos! Quem ignora o outro é um zero à esquerda! Porém de forma alguma devo cometer o erro de exigir seu respeito com falta de respeito. Pois, sejam assim dados às suas vontades para que não culpe ninguém dos castigos herdados do destino. Quem não respeita os outros e/ou a si mesmo, atrai repugnância por ser asqueroso. Quanto mais leis, mais transgressão. Até porque, alguém já disse: "obediência forçada não é virtude". E Raul Seixas complementa: "Só há amor, quando não existe nenhuma autoridade."
           Alunos não respeitam suas aulas e professores, porque gostam de ser mal amados. Acostumados escravos nem sabem o que fazer da liberdade que ainda lhe é possível.
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 31/03/2014
Reeditado em 24/06/2014
Código do texto: T4751525
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 21 de junho de 2014

O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO É DE DEUS? (E estão penalizando o profeta ao invés das ursas. )



Crônica

O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO É DE DEUS? (E estão penalizando o profeta ao invés das ursas. )

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Lendo a Bíblia Sagrada, II Rs 2:23–25, pareceu-me uma história muito atual. E posso afirmar, sobre Eliseu ser muito semelhante a um professor de nosso tempo, sacerdócio do bem, pois "nunca retrucou quando foi insultado; quando sofreu, não esboçou vingança; deixou seu caso nas mãos de Deus, que sempre julga justamente" (I Pd 2:23 BV). Todavia, o relato bíblico diz: "Eliseu saiu de Jericó e foi para Betel. Na estrada, encontrou-se com alguns meninos da cidade, que começaram a zombar dele, gritando: 'Olha o careca! Olha o careca!' Eliseu, olhando para trás, amaldiçoou os meninos em nome do Senhor. Imediatamente, duas ursas ferozes saíram do bosque e mataram quarenta e dois desses rapazinhos. Dali Eliseu foi para o monte Carmelo, e, por fim, voltou para Samaria." ( II Rs 2:23–25 BV). Pelo visto, a causa dos professores tem os mesmos propósitos, porte e urgência da do Eliseu: educação redentorista. Por isso, leva às consequências semelhantes. Eliseu era um professor, e o professor é um tipo de Eliseu, pelo menos nesse incidente. Ou não? Uma sala de aula tem quarenta dois jovens (42), "seguidores" para zombar, diga-se de passagem, com raras exceções; há centenas de professores calvos, barrigudos e velhos, apelidados por estas características negativas; se existissem os Smartfones naquela época, eu acredito que cada um estaria nesse "rolezinho elizaico", portando uma câmera, boné de marca, chinelo de dedo, bermudão e camiseta cavada; resistindo a imposição da moral representada ali na pessoa do profeta, rejeitada com a gritaria da socialização. 
           Mas, parece-me, também, haver uma desigualdade, pois os aparentes despropósitos divinos, isto é, por Deus nunca tomar medida alguma imediatamente contra os criminosos que xingam, agridem, ferem e matam os professores, só se agravam os requintes. Meu magistério parece não ser de Deus, pois tantas vezes já pedi-Lhe que me tirasse de situações tais, e nada foi feito, ursas nenhuma saíram de bosque algum para se alimentar dos que me fazem sentir revolta ao invés de amor. E Acho que a educação escolar não é de Deus nem do Diabo, senão alguém se compadeceria com o fracasso de sua causa. É somente cobiça humana. Ali, uns poucos agindo apenas com a indiferença dos políticos brasileiros, também ajudados pelos deuses da luxúria, porque sua justiça é lenta e desprotegedora!
           Os jovens zombadores de hoje são portadores de TDH – como dizem? Deus algum poderia cometer tamanha injustiça, punindo-os. Se eles não têm culpa de serem cruéis e por de jeito nenhum valorizarem os ensinamentos escolares, então validam seu vitimismo. O inverso também deveria ser válido, quando eles amaldiçoam um de seus professores, mas não, as ursas devoram-no imediatamente: no mínimo, é afastados do cargo mesmo que seja por qualquer deslise de pouca importância, facilmente será substituído. Porém, sua ausência no trabalho importa sim, só quando a categoria faz greve por melhoria salarial. Será se precisamos perguntar por que não há mais quem queira fazer um curso de licenciatura para dar aulas? As faculdades já nem selecionam mais, matriculam qualquer um!
           Eu, mesmo assim, ainda acredito no Deus de Eliseu e também acredito no Relato bíblico como inspirado, portanto queria saber qual foi o trato das autoridades da cidade e dos pais daqueles jovens depois da vingança divina. Porque se fosse hoje, eu saberia: Eliseu jamais voltaria para Samaria. Atualmente penalizam o profeta ao invés das ursas! Só o professor é culpado por tudo que ocorre na comunidade escolar!
           Com quem Deus, no caso de Eliseu, está sendo injusto: Os jovens, Eliseu, as ursas, os pais e autoridades da cidade? Explica André Sanchez: "Assim, esses jovens não foram mortos por Deus porque chamaram Eliseu de calvo, mas como fruto de suas ações malignas e covardes diante de um servo de Deus. Assim, não houve injustiça alguma da parte de Deus." 
http://www.esbocandoideias.com/2013/03/deus-matou-42-jovens-so-porque-chamaram-o-profeta-eliseu-de-careca.html (acessado em 16/12/2019).
           Então hoje, em nosso caso, não está havendo injustiça alguma? Eu amaldiçoo, como o profeta Eliseu fez, os desrespeitadores de professor em nome do Senhor de minha missão. Aí, amaldiçoado serei por amaldiçoar: do espeto, cai na brasa!
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 29/03/2014
Reeditado em 21/06/2014
Código do texto: T4748206
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 14 de junho de 2014

ENTREVISTA COM O PROFESSOR CLAUDECI FERREIRA - Por William Correia (Acadêmico de Jornalismo - PUC-Goiás)



Entrevista

ENTREVISTA COM O PROFESSOR CLAUDECI FERREIRA - Por William Correia (Acadêmico de Jornalismo - PUC-Goiás)

William Correia (1). O senhor sempre foi um crítico da burocracia do sistema de educação pública, especialmente quanto à desorganização das instituições responsáveis – como no caso das secretarias municipais e também do estado –, passando pela “ditadura” instaurada através das coordenadorias e diretorias das unidades de ensino. O senhor acha possível as escolas e colégios se reformularem, adotando uma postura mais específica, independente das normas dos órgãos superiores do estado e dos municípios? Que tipo de mudanças, por exemplo, o senhor sugeriria na unidade estadual de ensino onde atua?


CLAUDECI FERREIRA (1): Primeiro, acho que confundem modismo com restauração.  As entidades tradicionais como: família, igreja e escola, estão fracassadas e suas formas não se encaixam mais na medida atual, então só reformar não vai resolver. Tem-se que inventar, não a partir do zero, algo que beneficie a sociedade com o mesmo que justificava a existência dessas entidades, mas agora aproveitando os modelos novos que a própria sociedade propõe para remodelar os padrões estruturais e curriculares que devem ser contemplados. Falando mais particularmente de minha área: educação. Este sistema educacional, do jeito que está, não tem mais utilidade para a sociedade, quando vemos os jogadores, funkeiros e até presidentes  e deputados  se dando muito bem na vida, ganhando muito dinheiro e fama, com apenas o Ensino Médio, formação acadêmica precária. A escola tem que ser seletiva, e a sociedade endossará isso vomitando alunos desrespeitadores sevados por ilusórios subornos do governo. O regime de ditadura sem causa que reina ainda hoje na escola é fruto da insegurança de seus atores por ter a certeza do não cumprimento de seus deveres, por impossibilidades mil,  estando embebidos no faz de conta elaborado para atingir altos índices documentados e sem educação. Os filhos dos ditos professores estaduais estudam na rede particular. A falsa ética impõe esse comportamento.



William Correia (2). Na internet, o senhor mantém um blog denominado de “Crônicas da Vida Escolar”, onde relata diversas experiências e situações inusitadas vivenciadas no seu dia-a-dia como professor. A forma cômica e sarcástica com que trata os relatos, já gerou desavenças com alunos, membros da cúpula administrativa e também com parceiros de profissão nos colégios onde trabalha/trabalhou. Apesar de tudo, o senhor nunca mudou sua postura e continua colecionando desafetos por aí. Como se sente causando tanto impacto e dividindo opiniões no meio acadêmico? E como analisa essa dissensão que existe hoje entre a classe dos trabalhadores em educação no estado de Goiás?



CLAUDECI FERREIRA (2): Apesar dos dessabores, sinto-me útil e justifico minha atuação e insistência com cada relato sincero e real que posto em meu Blog. Aqui reproduzo o que escrevi na capa do blog: MEU BLOG DE EXPERIÊNCIAS RELATÁVEIS. TALVEZ AJUDE ALGUÉM, SENÃO, PELO MENOS, PARA DIZER COMO NÃO FAZER, COMO NÃO SER E COMO NÃO APRENDER. NINGUÉM PODE IMPEDIR QUE EU CONTE O QUE ACONTECEU COMIGO, APENAS TENHA CUIDADO PARA NÃO TROPEÇAR NAS COVAS PROFUNDAS DE MINHAS "PISADAS". Eu entendo por que os professores são uma categoria desunida, acho que é devido as muitas ameaças, tanto de colegas, de pais como de alunos, que os fazem se proteger uns dos outros. Também pelas humilhações que sofrem por parte de alunos que um tem vergonha do outro. Também a industria da fofoca dentro de cada unidade escolar que destrói a confiança uns nos outros por tantas vezes vítimas de delatamentos.



William Correia (3). Além da formação e pós-graduação em Língua Portuguesa, o senhor também é bacharel em Teologia, e já foi pastor em uma igreja evangélica. De que forma essa experiência influenciou o seu estilo como professor? E que condutas ou práticas de um líder religioso são aplicáveis em sala de aula?



CLAUDECI FERREIRA (3): Na verdade, eu tenho todas as credenciais tanto para ser pastor quanto professor, que são atividades um tanto semelhantes, porém o meu comportamento é ajustado à demanda do diferente público alvo. Aluno é como bode rebelde não quer ser orientado em sua maioria, e os irmãos de igreja são como ovelhas dóceis que procuram orientação. Então aqui cabe as palavras de Salomão: "Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com sua própria ignorância (Pv 15:14). Nesse contexto, também, faço minhas as palavras do apóstolo Paulo quando diz que se fez de tudo para ganhar a todos. Assim vou levando e dançando como a música sugere.



William Correia (4). Na sua visão, hoje o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) mais ajuda ou atrapalha na mediação das reivindicações da classe junto ao governo? E como o senhor avalia até aqui a gestão de Thiago Peixoto na Secretaria Estadual de Educação?



CLAUDECI FERREIRA (4): É, parece-me que, no nosso caso, SINTEGO e Secretário de Educação são aliados. O sindicato fomenta a paralisação e sabe exatamente a hora de desarticular e dissuadir o povo.  Eu costumo dizer que na educação é como no futebol, temos como técnicos aqueles que já não jogam mais nada. Os membros do Sindicato, em sua maioria, são professores desviados de função, coordenadores , gestores que perderam seus ideais junto ao alunado, aí ditam regras para os colegas, muitos têm que "puxar o saco" para manter-se nos cargos e na zona de conforto. E o pior, sabendo que estão sempre na corda bamba, estão sempre forçando a barra para continuarem em seus cargos. A gestão Peixoto foi ruim, e, infelizmente, ninguém fará melhor, um sistema desmantelado assim não funcioná com quem quer que seja.



William Correia (5). Mesmo com todas as dificuldades e barreiras enfrentadas na carreira, o senhor jamais desistiu de lecionar, mesmo tendo qualificações o suficiente para tentar sucesso em outras áreas. Quando surgiu a ideia de se tornar docente? E qual a principal razão de persistir na área até hoje?



CLAUDECI FERREIRA (5) : É como já falamos, eu sonhava ser pastor evangélico, mas por razões adversas e desilusões na igreja, vim, sem opção alguma, parar na educação, então não escolhi, fui escolhido, por isso respeito esta providência. Ou estou no magistério até hoje por pirraça, já tive muitos ideais, porém agora, só me resta, cumprir o destino; sina que me amarrou aqui, então estou  aguardando a aposentadoria como meta final. Gostaria que me entendesse com a seguinte ilustração: quando se nadou dois terços do rio não compensa voltar, para salvar a vida, deve-se prosseguir e aqui vou eu aos trancos e barrancos até o fim. E lembre-se enquanto os coordenadores tetarem controlar professores pelos caderninhos de planos de aula, e professores tentarem controlar alunos com "vistinhos" no caderno deles, e pelo medo das faltas e ameaças com prova extensivas, a educação nunca vai se consertar por que obediência forçada não é virtude. PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO, sempre digo que obediência forçada não é virtude. Não quero merecer respeito deles,  e nem poderia pretender se nem mesmos seus pais não o têm. Que fossem respeitadores por convicção. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores.



_________APÓS ENTREVISTA E A NOTA NA FACULDADE, OS AGRADECIMENTOS Por e-mail________

Claudeko, obrigadão por me ajudar aqui (mais uma vez). Este é um trabalho inicial, na verdade: "fase de testes". Agradeço o tempo que o senhor dedicou para responder os questionamentos. Entrevistei a pessoa  certa, sem dúvidas! Algumas respostas eu até previa, mas o senhor sempre surpreende. Sabe... me lembro com saudades das suas aulas e das nossas conversas informais. Te acho um excelente professor e melhor ainda como pessoa. Uma inspiração! A propósito, muito te devo por ter a oportunidade de estar galgando minha jornada hoje: foi a primeira pessoa que me deu um espaçosinho num jornal de Senador Canedo, para que eu pudesse registrar minhas ideias, tão imaturas quanto meu português da época, é verdade, mas que foram produzidas à base de esforço. Obrigado, de verdade, Claudeko! Qualquer dia passo aí, no JC, para lhe relatar minhas "Crônicas da Vida Universitária", rs. Abraços! William Correia
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 25/03/2014
Reeditado em 14/06/2014
Código do texto: T4743719
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.